em até 5x sem juros de
A cabra e o bode quanto a ovelha e o carneiro (fêmeas e machos, respectivamente) fazem parte da mesma família, a Bovidae. Família a qual também pertencem os bois e as vacas.
Isso quer dizer que esses animais são como primos. Parecidos em alguns aspectos, mas crucialmente diferente em outros. Vamos analisar as principais diferenças?
Fisionomia:
A principal diferença entre os machos adultos é que o bode tem barba e o carneiro não.
As ovelhas e os carneiros possuem a lã volumosa e ondulada, enquanto os bodes e as cabras apresentam um pelo mais liso e curto.
Os chifres dos bodes são esguios e podem ser retos ou curvados nas pontas, enquanto os dos carneiros são totalmente curvados, parecendo um caracol. Algumas raças de carneiro, no entanto, não possuem chifres.
As cabras podem possuir chifres, dependendo da raça. Ao passo que as ovelhas nunca têm.
Outra diferença entre as duas espécies é a cauda. Enquanto os ovinos têm um rabo caído, os caprinos possuem a cauda levantada.
Filhotes:
O filhote da ovelha é o cordeiro, e o da cabra é o cabrito. Os dois possuem sua fisionomia bastante parecida.
No entanto, os cordeiros possuem o corpo mais robusto e cabeça mais arredondada, com orelhas pequenas. Já os cabritos possuem a cabeça mais alongada, orelhas maiores e caídas.
Leite e derivados:
Tanto o leite de ovelha como o leite de cabra são muito consumidos no mundo todo, e bastante utilizados na produção de queijos.
Ambos levam mais tempo para produzir nata na superfície quando deixados em temperatura ambiente, se formos comparar com o leite de vaca.
O leite de ovelha produz mais sólidos totais que o leite de cabra. Sólidos significam, basicamente: gordura, proteína, carboidratos, cálcio e fósforo.
Como contém uma boa quantidade de gordura, proteína e outros sólidos, o leite de ovelha é capaz de gerar mais derivados do que o produzido por cabras. Com o leite de ovelha podemos produzir, além de queijos, iogurtes, doces e ricota.
Clima e alimentação:
O cuidado no manejo dos dois animais é bastante diferente, especialmente no que se refere aos seus hábitos alimentares.
Para as ovelhas, o ideal é oferecer pastos com gramíneas mais fofas e menos fibrosas. Já as cabras não têm problemas com uma dieta mais rica em fibras.
Cabras vivem muito bem em regiões semiáridas, ao passo que as ovelhas necessitam um clima mais úmido.
Gostou de saber mais sobre as duas espécies? Compartilhe o post com os seus amigos! E conheça ainda mais sobre as ovelhas visitando o Parque da Ovelha