em até 5x sem juros de
Nos dias 17 e 18 de junho, vai ocorrer aqui no Parque da Ovelha as 2ª, 3ª e 4ª etapas do Campeonato de Pastoreio da Associação Border Collie Mercosul (ABCM).
Embora sejam mais comuns na Inglaterra, berço da raça Border Collie, aqui no Brasil, os campeonatos começaram em meados dos anos 2000 e ainda são novidade por aqui.
O esporte é fantástico e não traz nenhum dano/dor aos animais. O objetivo da prova é o cão conduzir as ovelhas por meio dos comandos do pastor, sem morder ou latir para o rebanho, apenas com a pressão do olho.
Os comandos do Pastor para o cão podem ser feitos em inglês, mantendo assim a tradição da raça, como também, em português. Depende do modo como cada cão foi treinado e aceitou os comandos.
Os Border Collies nascem com o instinto de rebanho. A raça é aperfeiçoada há séculos para o trabalho no campo, seja com gado ou ovelhas. O treinamento serve apenas para aperfeiçoar esse “dom” que o animal já tem.
Como será a prova na Casa da Ovelha
A prova vai ocorrer em três categorias: novatos, open e ranch e cada categoria tem um nível de dificuldade, tempo, percurso e pontuação.
Na categoria novatos, a pista tem 150 metros, o cão começa com 60 pontos, que são descontados ao longo da prova, que tem 5 minutos de duração.
Já na ranch, a pista de prova tem 250 metros, o cão começa com 85 pontos e tem 10 minutos para cumprir a prova.
A open é a pista maior, com 365 metros. Nesta modalidade, o cão começa com 110 pontos e a prova dura até 15 minutos.
Quem vai realizar a prova?
Existem várias associações de Border Collies espalhadas pelo mundo todo. O campeonato no Parque da Ovelha será da Associação Border Collie Mercosul (ABCM) e contará com competidores de diversas partes do Brasil e de países vizinhos.